Clube 2023-12-06

Académico recebeu Prémio de Responsabilidade Social do mês de outubro

O Académico foi agraciado com o Prémio de Responsabilidade Social do mês de outubro, em reconhecimento da campanha intitulada "Dá sempre a mão ao outro. Diz não ao bullying". A iniciativa, materializada através de um vídeo nas redes sociais do clube viseense no Dia Mundial de Combate ao Bullying, teve como propósito sensibilizar para a problemátoca, tanto na sociedade em geral como no contexto específico do futebol. A entrega do prémio ocorreu antes do pontapé inicial da partida entre Académico e Belenenses, referente à 12ª jornada da Liga Portugal SABSEG, no Estádio do Fontelo.

Helena Costa, Membro do Conselho de Administração da Fundação do Futebol e atual Coordenadora de Scouting dos ingleses do Watford, foi responsável pela entrega do prémio em mãos, reconhecendo a importância do futebol enquanto veículo de sensibilização: “Dar os parabéns ao Académico porque teve uma excelente iniciativa, importantíssima na minha perspetiva e na da Fundação do Futebol. É uma honra realizar a entrega deste prémio, que premeia uma iniciativa que pretende sensibilizar para um problema cada vez maior muito associado ao desporto, mas também na sociedade”.

Em representação do emblema beirão estiveram o seu Presidente, Mariano Maroto Lopez e o Vice-Presidente, Cristóvão Francisco. O também administrador da SAD academistas, destacou o compromisso do Académico com a cidade: “Este é um prémio muito importante, visto que nós tentamos sempre fazer o melhor possível pelo clube e pela cidade. E a Responsabilidade Social é um veículo muito importante na ligação com as pessoas de Viseu, por parte do clube e dos jogadores”.

Já Cristóvão Francisco salientou a crescente aposta, levada a cabo pelo clube, no campo da Responsabilidade Social: “O Académico tem vindo a privilegiar cada vez mais tudo o que se insira no âmbito da Responsabilidade Social, na sua forma mais global. Temos feito várias campanhas e temos sempre este cuidado de demonstrar que temos uma enorme preocupação junto dos atletas e que eles também interiorizem o aspeto importante que é formar os jogadores enquanto pessoas. É óbvio que também queremos que sejam grandes jogadores, mas antes disso está o ser humano”.

Partilhar:
Clube

Academistas João Vitória e Madalena Figueira nas finais do Arena Lisbon International Meeting

Numa edição em que foram batidos alguns records do Meeting, com uma valiosa participação dos atletas Brasileiros, foi uma edição muito concorrida com 15 equipas Estrangeiras. Participar nas finais estava complicado, mas não era impossível e os jovens nadadores do Académico conseguiram marcar presença, com dois apuramentos fantásticos. O Académico de Viseu participou nesta edição do Meeting com uma equipa renovada e muito jovem, deu uma excelente réplica, com records pessoais e, ainda mais importante, conseguiu estar presente nas finais. Estiveram em Lisboa a disputar o Arena Lisbon International Meeting 87 equipas com um total de 651 nadadores. A prova disputou-se nos dias 10 e 11 deste mês no Complexo Olímpico de piscinas do Jamor. Foi um fim de semana de estreia absoluta em Meetings Internacionais para os jovens que formaram a convocatória do Académico de Viseu. Nesta fase da preparação dos Nacionais de Inverno avalia-se o estado de preparação dos atletas, predizendo o que irá acontecer daqui a pouco mais de um mês, no Nacional. As referências foram ótimas, com todos os Academistas presentes a somarem records pessoais. Madalena Figueira foi finalista nos 200 Costas, ainda com idade de Júnior, valorizando o seu apuramento. Nos 50 Livres nadou em 28.99s, a sua melhor marca de sempre, repetindo record pessoal nos 50 Costas, com o tempo de 33.04s. João Vitória logrou participar numa final pela primeira vez, com o fantástico apuramento na prova de 200 Costas. Foi a sua primeira participação neste Meeting onde chegou com a marca de 2.22.92s, classificando-se para as finais da tarde com uns bons 2.20.30s. Na final, o ainda Juvenil João Vitória, não vacilou e voltou a bater o seu melhor tempo, rodando na final em 2.20.13s. Participação incólume do atleta nesta Competição. O Academistas somou ainda mais um record pessoal com 1.05.74s nos 100 Costas, contra os seus 1.09.01s de entrada. Miguel Batista foi também feliz na sua participação destacando-se os excelentes 1.05.59s nos 100 Costas e os 2.25.72s nos 200 Estilos. O jovem Nadador do Académico somou a sua melhor marca de sempre em tudo o que nadou. Guilherme Silva, também juvenil e a nadar entre os melhores do país pela primeira vez, nesta edição, com uma forte participação internacional, não acusou qualquer tipo de pressão e teve também uma estreia auspiciosa, fez o pleno de records pessoais. O Academista somou por novos máximos pessoais todas as provas que nadou, saindo de Lisboa valorizado e já apurado para o Nacional Já no próximo fim de semana o Académico de Viseu desloca-se a Vagos, com 32 Cadetes, para disputar o Torregri e o Torneio 1ª Braçada. É um record de cadetes em competição para o Académico de Viseu, que está em franco crescimento nos escalões de base. As provas irão disputar-se em três sessões, nos dias 17 e 18, nas Piscinas do Colégio Calvão, em Vagos.

2024-02-13

Clube

Cadetes do Académico vencem primeiro torneio de 2024

Os nadadores Cadetes do Académico de Viseu disputaram o VI Torneio de Natação de Castro Daire e venceram a prova por equipas, ficando na segunda posição o Sporting de Aveiro e no terceiro posto o Sporting de Espinho. A prova disputou-se em duas sessões, no dia 14 de janeiro e contou com a presença de 13 equipas e um total de 147 atletas. A prova contou com a colaboração e arbitragem da ANCNP num torneio organização pelo clube local “O Crasto”. Num ambiente de muita competitividade e “miúdos” com muita vontade de se afirmarem a competição disputou-se com provas de todos os estilos, nas distâncias de 50, 100 e 200 metros e ainda com quatro estafetas diferentes de cada género. O Académico de Viseu escalou para esta prova 14 nadadores sendo eles Benedita Garcia, Carminho Silva, Eva Gonçalves, Matilde Andrade, Inês Borges, Salomé Figueiredo, César Parente, Diogo Coimbra, Duarte Fernandes, Duarte Silva, Lourenço Pereira, Manuel Fonseca, Santiago Garcia e Santiago Ferreira. Todos estiveram à altura das exigências cumprindo aquilo que era pedido pelos responsáveis do clube. Houve desempenhos fantásticos, vitórias individuais e a vitória final no Torneio. A vitória ficou apenas decidida na estafeta final, trazendo um sabor ainda mais agradável a todos os nadadores Viseenses. Já no próximo fim de semana o Académico terá 4 atletas a disputar a “Taça Vale do Tejo”, ao serviço da seleção da ANCNP, disputando-se no último fim de semana de janeiro, no Fontelo, o torneio “3 distâncias”, numa organização da ANCNP em Viseu.

2024-01-16

Clube

Cadetes do Académico somam vitórias em Vagos

Os nadadores Cadetes do Académico foram no passado fim de semana a Vagos disputar o Torregri e o Torneio “1ª Braçada”, numa excelente organização da ANCNP. Marcaram presença nas Piscinas do Colégio Calvão 32 nadadores Academistas, ficando bem vincado onde está o futuro da natação Viseense. Com dois Torneios de Cadetes a serem disputados em Vagos, nos dias 17 e 18 de fevereiro, o Académico esteve presente durante os dois dias, marcando presença nas Piscinas do Colégio Calvão, onde se apresentou com duas jovens equipas com muito potencial, mostrando todos os nadadores, desde muito novos, aquilo de que são capazes. Estiveram em Vagos ao longo dos dois dias 277 atletas Cadetes. No Torregri estiveram em prova 16 equipas e o Académico de Viseu apresentou Barbara Saraiva, Benedita Garcia, Carminho Silva, Eva Gonçalves, Inês Martins, Matilde Andrade, Salomé Figueiredo, Francisco Vitória, Duarte Silva, Duarte Fernandes, César Parente, Manuel Fonseca, Lourenço Dias, Santiago Garcia, Santiago Ferreira, e Rodrigo Morais. O destaque vai para o grande número de vitórias conquistadas, mas também para o excelente desempenho de todos os nadadores do Académico que competiram sempre com grande atitude, qualidade técnica e vontade de fazer sempre melhor. Este é seguramente um dos grupos mais prometedores dos últimos anos. Torneio “1ª Braçada”  Nesta prova estavam em competição 135 atletas de 9 equipas da ANCNP, demonstrando todos muito entusiamos e vontade de dar as primeiras braçadas em competição. O objetivo principal desta competição é dar a primeira experiência competitiva aos nadadores, preparando-os para integrarem a equipa de Cadetes dos Torregris. O Académico convocou para esta prova Madalena Figueiredo, Matilde Rodrigues, Maria Trindade, Leonor Fonseca, Leonor Lopes, Afonso Antunes, Anael Costa, Bruno Saraiva, Bernardo Vale, João Fonseca, Martim Oliveira, Guilherme Morais, Guilherme Trindade, Tomás Ferreira, Pedro Felizardo e Santiago Correia. A vontade de vencer foi claramente o que definiu as prestações dos Viseenses, havendo provas onde os jovens “golfinhos” só tinham em mente vencer, esquecendo muitas vezes aquilo que era a melhor forma de o fazer. Para além dessas peripécias que fazem parte do caminho, os mais novos quiseram vencer e venceram muitas provas, conseguindo mesmo vencer a estafeta final, Mista. Foram fantásticas as prestações de todos. Os Academistas saíram de Calvão com a certeza de que uma parte destes jovens está já pronto para ir para o escalão seguinte, dando lugar a novas jovens promessas. Os nadadores do Académico têm já marcado para o próximo fim de semana o Campeonato Inter Distrital de Infantis, marcado para as Piscinas Municipais do Fontelo. Estarão em competição nadadores das Associações de Natação do Centro Norte de Portugal, Coimbra e Leiria. A prova será disputada durante quatro sessões, nos dias 24 e 25 de fevereiro, prova para a qual os Viseense têm escalados 13 nadadores.

2024-02-19

Patrocinadores Principais